Você quer saber quais são os grandes segredos para um Marketing de sucesso? Um deles está revelado neste artigo

Se você disse um refrigerante de Cola, eu diria que você está errado. Você já viu alguma propaganda da Coca-Cola indicando comprar o refrigerante da marca porque é o mais gostoso, adoçado na medida e etc e tal? Realmente não tem.
Então, o que a Coca-cola vende em suas publicidades e campanhas milionárias de Marketing? Exatamente, felicidade. Momentos que podem ser compartilhados com amigos, familiares, ou seja, momentos felizes.
Esse exemplo ilustra e ajuda a você começar a entender como montar a essência do seu negócio, a sua proposta de valor. Nós cada vez mais compramos menos produtos e compramos mais emoções - experiências. As grandes marcas fazem isso muito bem e a dica é que precisamos buscar identificar qual é a essência do nosso negócio para evitar a guerra sangrenta de preços.
A Disney não vende o parque de diversão, ela vende um mundo mágico; a Harley Davidson não vende motos, ela vende liberdade, um estilo de vida. A Volvo não vende caminhão, vende segurança. A Natura é cosméticos ou bem estar? E a Apple será que ela vende tecnologia? Sim, mas somente isso? Será que não está agregado status e poder?
Eu poderia dar mil e um exemplos, mas acredito que você já entendeu. As pessoas pagam - muitas vez bem mais caro - por essas experiências e propostas de valor que façam sentido para elas.
Talvez eu esteja indo muito rápido, então vamos dar um passo atrás na explicação. A proposta de valor é uma das principais razões do porque um cliente compraria o seu produto e não o dos seus concorrentes. Em poucas palavras, a proposta de valor explica como o seu produto resolve os problemas dos clientes ou melhora a sua situação, ou seja, oferece relevância. A verdade é que você só vai vender mais se entender o que realmente gera valor ao seu cliente. E para entender o que o motiva, é necessário conhecer bem o seu público.
Lembra dos anúncio do Globo Repórter cheio de perguntas? “Onde vivem? O que fazem? Como se alimentam?”. Seja bem mais criterioso do que era o programa. Saiba todas as informações, até como eles compram dos seus concorrentes, crie uma persona! Com isso, você consegue verificar o que realmente há de relevância em seu serviço e produto, além de seus diferenciais comparados aos outros.
Até esse ponto de entender bem o seu público, de identificar seus diferenciais e de descobrir a sua proposta de valor, você terá uma boa jornada (dá um certo trabalho).
Fabio Bandeira de Mello
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