Não temos uma pontuação de Inteligência Emocional, e sim um perfil

É algo que escuto de vez em quando: "Ela tem um QE alto", ou "Ele não tem nenhum QE".
E isso me incomoda todas as vezes.
Ao contrário do QI, não existe uma pontuação única que represente a Inteligência Emocional de uma pessoa. (E eu também não uso o termo 'Quociente Emocional' - prefiro 'Inteligência Emocional').
Vale lembrar que a Inteligência Emocional tem quatro aspectos: conhecer as próprias emoções, lidar com emoções, reconhecer emoções nos outros e lidar com relacionamentos. Elas compreendem aquilo que conhecemos sobre nós mesmos, sobre o outro e o que fazemos com essas informações.
Podemos ter maior domínio em algumas competências e menor em outras. Não temos uma pontuação de Inteligência Emocional, e sim um perfil.
Outra percepção equivocada que as pessoas têm é a de que meu modelo de Inteligência Emocional tem cinco partes. Depois de ver pesquisas que mostram que a motivação, a quinta parte desatualizada, está inserida na capacidade de lidar com emoções, eu a removi do modelo. As pessoas que leram apenas meu artigo mais antigo do Harvard Business Review, ou meu livro original, Inteligência Emocional, ainda fazem esse erro.
O modelo de IE de quatro partes é ainda mais fragmentado. Dentro de cada um desses quatro elementos, estão as competências que dependem de uma habilidade geral. Dessa forma, é possível encontrar competências como adaptabilidade, perspectiva positiva, influência e mentoria.
Aqui estão as doze competências que meus parceiros de pesquisa - e décadas de estudo - puderam identificar em profissionais que possuem um desempenho notável:

Como saber seu perfil de Inteligência Emocional?
Primeiramente, não se guie apenas pela noção que você tem de sua personalidade. Todos temos dificuldade para enxergar nossos pontos fortes e limitações. Estudos mostram que pedir uma avaliação de colegas que conhecem bem você e cujas opiniões são de confiança pode lhe dar um perfil muito mais preciso.
É por isso que Richard Boyatzis e eu, com parceiros da Korn Ferry Haygroup, desenvolvemos o Inventário de Competências Emocionais e Sociais, uma avaliação de 360 graus que lhe dá uma visão detalhada de seus pontos fortes e limitações.
Todos temos perfis únicos, além de motivações, objetivos e paixões. O melhor plano para desenvolver a Inteligência Emocional é aquele que aproveita sua empolgação natural pelo seu propósito para fortalecer as competências que ajudarão a concretizar seu objetivo mais profundo.
Registre-se aqui com seu e-mail
ConversãoConversão EmoticonEmoticon