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5 dicas para prestar um atendimento diferenciado ao cliente

FONTE: MindMiners.com

Atender bem os clientes é fundamental para o processo de construção e consolidação de uma marca. Eles, que estão cada vez mais exigentes, procuram algo além de produtos e serviços. O que o cliente quer também é ser “encantado”. Steve Denning, autor do livro The Secret Language of Leadership, acredita que as empresas focadas no “encantamento de clientes” conseguem criar um exército de porta-vozes fiéis que disseminam a boa imagem da marca. Para que isso aconteça, a empresa precisa investir em um atendimento diferenciado, considerado um importante fator para promover a fidelização de clientes. Manter um cliente fidelizado é mais barato do que conquistar um novo. Além disso, segundo uma pesquisa feita pelo criador do índice NPS (Net Promoter Score), um aumento de 5% na retenção de clientes pode aumentar o lucro de uma empresa entre 25% e 95%.

Dessa forma, separamos para você 5 dicas de como fazer um atendimento diferenciado ao cliente capaz de fidelizá-lo e potencializar os negócios.

5 dicas de atendimento diferenciado ao cliente

1- Humanize a abordagem

Com o avanço das tecnologias digitais, as relações humanas estão cada vez mais robóticas. Por isso, atender de maneira humanizada pode representar um diferencial competitivo para a sua empresa. É preciso compreender que o cliente é uma pessoa e, como tal, necessita de uma interação cara a cara. O que ele quer é se sentir único e especial para a empresa.

Dessa forma, investir na abordagem mais humana é uma forma de promover um atendimento diferenciado ao cliente, com mais proximidade. Mostre ao seu consumidor o quanto ele é importante.

2- Invista em ações de relacionamento

Fidelizar é encantar; e encantar é superar expectativas. Partindo dessa premissa, há uma série de ações que visam estreitar o relacionamento entre o cliente e a empresa, garantindo maior proximidade entre as partes. Oferecer benefícios e produtos exclusivos, brindes, descontos especiais e antecipar lançamentos e ofertas são maneiras de valorizar o cliente e mostrar que a sua empresa se preocupa com a satisfação e com o bem-estar dele.

3- Dê voz aos seus clientes

Outra maneira de garantir um atendimento diferenciado ao cliente é saber ouvir as suas demandas. Portanto, dê a ele a oportunidade de se expressar. Evite pressionar o cliente a adquirir um produto ou serviço, pois essa pode acabar se tornando uma situação desconfortável para ele. Seja cortês, compreensível e mostre que a sua empresa está interessada em ouvi-lo e atender às necessidades dele.

4- Treine a sua equipe

Uma equipe bem treinada e preparada é o ponto chave para atender bem os clientes e se destacar entre a concorrência. Muitas empresas possuem profissionais completamente desalinhados com as diretrizes da organização e com os produtos e serviços oferecidos. Isso acaba refletindo de maneira negativa durante o atendimento. Por isso, é fundamental investir em treinamentos eficientes e em um sistema de qualidade no atendimento, capazes de assegurar que toda a equipe esteja igualmente capacitada. Alinhados com o posicionamento da empresa, os profissionais de atendimento poderão fazer uma abordagem mais eficaz.

5- Fique atento ao pós-atendimento

O atendimento não termina após o cliente adquirir um produto ou serviço da sua empresa. O processo de “encantamento” depende também de uma atenção especial no pós-venda. Nesse momento, é preciso oferecer ao consumidor a mesma atenção que lhe foi dada no primeiro atendimento. Entre em contato com o cliente para se certificar de que ele está satisfeito com a aquisição, pois essa é uma maneira de demonstrar que a empresa se preocupa com ele.

É no pós-atendimento que você poderá mensurar o nível de contentamento do cliente em relação ao seu produto ou serviço.
Para isso, uma pesquisa digital permite que sua empresa monitore a satisfação com o atendimento de forma recorrente, e indica quais pontos precisam ser melhorados.

Essas foram as 5 dicas de atendimento diferenciado ao cliente. Lembre-se: em momentos de crise, os clientes fiéis serão os principais responsáveis por manter o seu negócio de pé. Com essas recomendações, a sua empresa conseguirá fidelizar seu público e se destacar no mercado.
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