Visual LightBox Gallery generated by VisualLightBox.com
1- CAADM2 2 - CAADM1 3 - CAADM1 4 - CAADM2 5 - CAADM2 6 - CAADM3 7 - CAADM1 8 jquery lightbox alertby VisualLightBox.com v6.1

"Muitos empreendedores querem crédito sem saber como usá-lo"

FONTE: RevistaPEGN.Globo.com

A educadora financeira Janina Jacino diz que é muito comum empreendedores confundirem dinheiro pessoal com o da empresa


Eu vejo muitos empreendedores dizendo que querem dinheiro, mas não sabem nem quanto nem em que irão usá-lo”. Quem diz isso é Janina Jacino, educadora financeira especializada no comportamento das pessoas. O assunto foi discutido no painel “Acesso a Crédito – Dificuldades e Possibilidades” durante o Fórum Empreendedoras.

Além de Janina, palestraram Alessandra França, fundadora do Banco Pérola, e Maria Alice Frontini, presidente da comunidade brasileira de ex-alunos do MIT. Maria Rita Spina Bueno, diretora executiva da Anjos do Brasil, foi a mediadora.

Para Janina, a base fundamental para conseguir crédito é analisar a questão comportamental. “É preciso primeiro entender a função do dinheiro e como utilizá-lo de forma criteriosa. É muito comum empreendedores confundirem dinheiro pessoal com o dinheiro da empresa.”

Por outro lado, para conseguir dinheiro para tirar uma ideia de negócio do papel, é comum que os empresários só consigam emprésitimo como pessoa física. Para evitar qualquer confusão, ela sugere, é importante documentar todo o dinheiro pessoal usado na empresa, para que eventualmente, quando o negócio decolar, o empresário não misture o patrimônio pessoal com o dinheiro do negócio.

Maria Alice diz que um erro que muitos empreendedores cometem é oferecer uma grande porcentagem de sua empresa em troca de um investimento. Ela explica que isso torna mais difícil que ele consiga empréstimos no futuro. “Ninguém deseja investir em alguém que está perdendo o controle da própria empresa.”

Já Alessandra afirma que recebe empresários pedindo mais dinheiro do que precisam. “O que tentamos passar na prática são perguntas simples. Será que dá para começar com menos? Será que você não pode usar algo que tem em casa? Às vezes esses detalhes não são tão óbvios para as pessoas.”

Por causa disso, ela diz que tenta auxiliar pessoas que podem nem mesmo precisar de crédito. "Essa consicencia com o dinheiro é super importante. Não é ruim falar de dinheiro. Dinheiro é bom. Crédito é bom", afirma.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »