Visual LightBox Gallery generated by VisualLightBox.com
1- CAADM2 2 - CAADM1 3 - CAADM1 4 - CAADM2 5 - CAADM2 6 - CAADM3 7 - CAADM1 8 jquery lightbox alertby VisualLightBox.com v6.1

Como se adaptar às mudanças do consumidor do futuro

FONTE: LinkedIn.com

A rápida transformação é o maior destaque no mercado varejista moderno, e a previsão é de que a presença do virtual se torne cada vez mais atuante. A integração da loja física e on-line, o dispositivo móvel como parte integrante da vida das pessoas e alternativas como realidade virtual ou inteligência artificial são apenas a ponta do iceberg quando se deseja conhecer o que está por trás das tendências de mercado no mundo digital.

Estima-se que até 2025 a tecnologia impactará grandemente às empresas. Uma das previsões é que, com as transformações digitais nos mercados e empreendimentos, a distinção entre loja on e off desapareça.

Além da internet, que já está inserida na nossa rotina há algum tempo, outras tecnologias que ainda são restritas, como realidade virtual e inteligência artificial, terão forte presença no varejo. Não é difícil prever, analisando a partir do que já existe hoje, que este novo cenário trará revolução tanto no processo quanto na experiência de compra.

Mas como se preparar para esta revolução que mais parece filme de ficção científica? O que esperar do futuro no varejo? Como conseguir se adaptar e lidar com tanta mudança? Respira fundo que nesse artigo a gente te ajuda a se preparar para o futuro.

Já não é novidade que os consumidores modernos esperam uma boa experiência na hora da compra e a união satisfatória entre on e off. Porém, a promessa é de que nos próximos anos o imediatismo e personalização também tenham forte apelo. Por isto, requer aos varejistas saber o que é esperado pelo público, para que consigam conquistar a fidelidade de um perfil consumidor ainda mais exigente.

Outro ponto importante é compreender a relevância da loja física, mesmo quando comparada com o aumento do meio digital. Muitos varejistas acreditam que a presença da loja física diminuirá nos próximos anos. No entanto, por mais que isto aconteça, a sua influência não será reduzida por completo.

Ao contrário do que se achava, alguns estudos mostram que as lojas físicas são e continuarão a ser de valia, mesmo que a porcentagem de vendas diminua em relação ao on-line. Isso acontecerá pois, as lojas tenderão a funcionar como vitrines e será mais comum o conceito de "Lojas Temporárias", que poderão ser utilizadas pelas marcas em eventos. Neles, será possível unir integralmente o uso da internet com a presença física, mantendo sempre on e off como forma de reforçar a marca, reforçar a experiência do consumidor e reduzir os custos com locação fixa.

Além disso, outra plataforma que se tornará ainda mais presente nos próximos anos, é o Smartphone. Nos dias atuais já conseguimos ver e compreender a dimensão que os telefones móveis tomaram na vida do consumidor. Os aparelhos estão cada vez mais poderosos e com mais funções que buscam, não somente facilitar o dia a dia de seus usuários, mas também mantê-los sempre ligados naquilo com que se identificam. Os varejistas têm otimizado seus sites e investido em aplicativos para facilitar as compras por meio dos dispositivos móveis, e essa necessidade tende a aumentar.

Estar por dentro do que foi apresentado acima ajuda a compreender um pouco o que o varejo pode esperar do futuro. E, sabendo a importância de estar sempre atualizado, separamos para você 5 dicas de como conseguir se adaptar neste processo de transição entre o hoje e o amanhã.


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »